Tratamento natural para refluxo

Alimentos que auxiliam no tratamento do refluxo

1. Aveia

As pessoas que precisam seguir uma dieta para quem tem refluxo não erram ao consumirem uma porção de aveia no café da manhã ou no lanche durante o dia. Além de não causar o refluxo, o alimento sustenta, ao ajudar a proporcionar uma sensação de saciedade ao organismo, por conta do seu alto teor de fibras – existem aproximadamente 3 g a cada porção correspondente a 30 g de aveia de flocos, por exemplo.
Ainda é possível misturá-la com um pouco de uvas passas, que terão a sua acidez absorvida pela aveia.

Babosa

Antes que você reclame que a babosa não é necessariamente um alimento, vale ressaltar aqui que a planta pode ser utilizada em receitas como sucos ou shakes.
Também conhecida pelo nome de aloe vera, ela é considerada um remédio natural e possui potencial para colaborar com o tratamento do refluxo. Veja a receita aqui.

Salada

Com exceção do tomate, da cebola, do queijo e dos temperos ricos em gordura, quem sofre com refluxo não corre o risco de errar ao optar por adicionar uma salada ao seu cardápio. Esse prato não estimulará o refluxo e fará bem ao organismo de maneira geral, já que uma alimentação rica em vegetais variados é a chave para a obtenção de uma gama de nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo.




Banana

Outro ingrediente que pode ser incluso no grupo dos alimentos bons para quem tem refluxo é a banana, já que a fruta não é muito ácida: o valor de seu pH é de 5,6. O pH é um índice que mede quão ácida, alcalina ou neutra uma substância é. A taxa de acidez vai de 0 – mais ácido – até 7 – com menor nível de acidez, já considerado neutro.
Além disso, ela oferece nutrientes como fibras, proteínas, potássio e vitamina C para o organismo.

Melão

Assim como acontece com a banana, o nível de acidez do melão também não é alto, ficando em 6,1. E a taxa de pessoas com refluxo que apresentam problemas ao consumir a fruta é bem pequena: varia entre 1 e 2%.

Funcho (erva-doce)

O funcho é a planta que dá origem à erva-doce e pode ser utilizada no preparo de diversas receitas durante as refeições como chá, sopa e até frangos, prato em que é usado como tempero. Com um pH praticamente neutro – o número fica em 6.9, ele não faz mal para quem sofre com o refluxo e ainda existem evidências de que o vegetal ajuda a melhorar o funcionamento do estômago.

Frango e peru

Quem sofre da condição não precisa necessariamente ficar longe de alimentos como frango e peru, basta saber preparar esses pratos. A recomendação é fazer a retirada da pele, que contém muita gordura, e não fritar as carnes.
O frango e o peru podem ser feitos cozidos, grelhados, assados ou refogados.

Vegetais verdes 

Os vegetais de coloração verde como brócolis, aspargos e feijão verde são alimentos para quem tem refluxo e devem fazer parte da alimentação, tendo em vista que também são nutritivos e pouco calóricos.

Salsinha

Utilizada há séculos como uma planta medicinal que traz benefícios ao estômago e auxilia o processo digestivo no organismo, a salsinha é outro alimento importante para a dieta das pessoas que sofrem com o refluxo.
Seus nutrientes importantes como betacaroteno, cálcio, ferro e vitaminas B12, C e K podem ser obtidos por meio da utilização da erva em temperos.

Arroz integral

O nível de acidez do arroz integral não é alto – seu pH é de 6 –, portanto, ele pode aparecer nas refeições dos que sofrem de refluxo, o que ainda contribuirá para que eles tenham uma alimentação diversificada.

O que não pode aparecer na dieta para quem tem refluxo

Com os alimentos apresentados acima, vimos que é possível ter uma dieta equilibrada – composta de grãos, vegetais, carne e frutas – mesmo sofrendo com o refluxo. Mas também é preciso ter muita atenção e não descuidar para não correr o risco de ingerir uma ou outra comida que venha piorar ainda mais a condição.
Algumas comidas que não devem fazer parte da alimentação de quem possui refluxo são: chocolates, refrigerantes, frituras, bebidas alcoólicas, produtos laticínios com altas quantidades de gordura, carnes ricas em gordura, alimentos industrializados, fast-foods, embutidos e café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário